Minha foto
Recife, PE, Brazil
Email: hkairgun@gmail.com Wts/Tg: 81.9.9520.0340

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como reforçar o retículo da luneta. 27/09/2011. (Hkairgun)


Procedimento de reforço usando base/resina (esmalte sintetico incolor).
Ao efetuar a operação manter o local limpo para não entrar impurezas dentro da luneta.
Passar camadas finas de base para evitar as bolotas,
nas lunetas mil-dot alguns dots ficaram mais grossos, 
ou se criar bolotas havera mais dots, bem no meu ponto de vista não é nenhum problema, dando maior durabilidade ao reticulo, é o que importa. Outra coisa o gas que vem na luneta com certeza se perde, mas já abri varias com o detector de gases e não houve indicação do gas nitrogênio ou de qualquer outro... tipo.
(falha na fabricação) ou falha no (medidor).
Numa Leopold havia gás do tipo Kr, mas não deu para precisar Qt. em gr.
No video estou sendo rapido para adiantar o processo, porque tirar os parafusos tomava tempo e deixou os videos anteriores demasiadamente grandes.
Neste video o processo esta sendo feito em duas lunetas uma da marca nikko stirling (4x32) e a outra da marca riflescope (3-9x40) esta sendo, com iluminação de retículo, às com essa função são de mais facil acesso ao reticulo bastando remover um parafuso abaixo do conjunto ótico da ocular.
Já na nikko, requer mais ações, liberando a contra-porca, desatarrachando o conjunto ótico, removendo os três parafusos que seguram o tunel do retículo, removendo o tunel e dentro do tunel remover a porca de pressão do retículo para se ter acesso ao mesmo.
Agradeço pelas visitas e qualquer coisa entrem em contato
posso prestar mais esclarecimentos via msn ou skype.
msn: gusman.9mm@hotmail.com
skype: rubensgusman

219 comentários:

  1. Gostei do video grande Rubens!!! Ficou ótimo!!! Meus parabéns, e concerteza irei dar um reforço desses na minha luneta. O vídeo ficou bem explicativo. Vlw Rubens, abraços meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer dúvida me pergunte para eu sanar a dúvida antes de vc começar o processo e evitar erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE AMIGÃO!!!
      GOSTARIA DE UMA OPINIÃO DE SUA.
      ADQUIRI UMA CARABINA .22 ITAJUBÁ , E GOSTARIA DE SABER QUAL LUNETA EU PODERIA USAR , 6X40X50 OU 3X9X50 E QUAL MARCA . EX LEOPOLD, NIKKO OU BUSHNELL????
      DESDE JÁ OBRIGADO, UM GRANDE ABRAÇO!!!!!

      Excluir
    2. Grande amigo para um rifle calibre .22lr vc pode usar uma 3-9x40mm ou 6-24x50mm que vai ser uma otima aquisição, o calibre .22lr tem um otimo alcance e precisão, agora se não me engano o Itajubá .22lr não pega luneta ele não possui trilho para a instalação da luneta, vc vai preciar mandar colocar um trilho em um bom armeiro para ficar bem alinhado.
      Agora qualquer uma fica otima, leapers, leupold, bushnell, nikko, bosile, hawke.

      Excluir
  3. Vlw Rubens se nao fose vc a minha luneta iria ficar assim a vida toda.

    ResponderExcluir
  4. Renan já tá ok, pronta para vc destruir. abçs.

    ResponderExcluir
  5. Blz Rubens pode deixar que qualquer coisa antes de eu começar eu te pergunto ok!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Blz Vitor é facil fazer e simples, abçs.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Gostaria de saber se existe a possibilida de consertar minha luneta pois o retículo rompeu, ou se existe para reposição.
    Grato boa tarde a todos!!

    ResponderExcluir
  8. Depois que rompe totalmente só a substituição por outro "extremamente dificil" achar o modelo, entrei em contato com um cara de SC que tinha comprado, fiz um pedido pra ele de 20 mas ele não enviou, outra possibilidade é vc refazer com fio de cobre 0.01 faz um no central com dois pedaços e fixa na arruela que segura o reticulo, é trabalhoso e não fica 100%, tem gente que usa até cabelo, mas eu prefiro cobre.

    ResponderExcluir
  9. olá gostaria de saber uma opiniaõ sua, pois você é uma pessoa experiente com lunetas. tenho uma nitro x1000 e comprei uma luneta tasco 6x24x50 ainda não coloquei na nitro, pois estou com medo de romper o retículo. fazendo o reforço com a resina ela irá aguentar o recuo da nitro x1000?abraço e obrigado.
    danilo

    ResponderExcluir
  10. Grande Danilo, olha as lunetas com essa magnetude são mais resitentes, em geral suportam até 50joules, já que elas são usadas em armas de calibre 556 ou 762, agora a questão é a procedência, se for chingling (falsa) ai paciência, não suporta nem 25joules, mas se for boa de qualidade e vinda dos EUA ou EUROPA, com certeza suporta, porque nesses paises tem controle contra produtos falsos, aqui no BR não tem, pelo contrário tem é gente de altos cargos ganhando $ para fazer vista grossa e entrar tudo que é lixo, mas tudo falso.

    ResponderExcluir
  11. valeu!de toda forma vou reforçar o retículo com a resina, eu a desmontei (é muito facil)com a aula que você deu rsrsrs! não sei se ela é falsa pelo menos o acabamento é muito bom mais é melhor previnir do que remediar!vou reforçar o retículo.muito obrigado abraço
    danilo

    ResponderExcluir
  12. Ok amigo Danilo, espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato, que teremos o maior prazer em ajudar.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite
    Eu comprei uma nitro x 1000 e uma luneta rifles cope/tasco 3-9x36E no site da falcon armas, estarei recebendo este equipamento amanha, gostaria de saber se quando eu reforça a luneta ela realmente vai agüentar o tranco da carabina?
    E também gostaria de saber que base é essa usada para fazer o reforço da luneta e onde posso comprá-la? Porque eu fiquei em duvida qual é essa base.
    Gostei muito do vídeo que você produziu você esta de parabéns, pois esse vídeo vai ajudar a muita gente, só fiquei com essas duvidas.
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite
    Eu comprei uma nitro x 1000 e uma luneta rifles cope/tasco 3-9x36E no site da falcon armas, estarei recebendo este equipamento amanha, gostaria de saber se quando eu reforça a luneta ela realmente vai agüentar o tranco da carabina?
    E também gostaria de saber que base é essa usada para fazer o reforço da luneta e onde posso comprá-la? Porque eu fiquei em duvida qual é essa base.
    Gostei muito do vídeo que você produziu você esta de parabéns, pois esse vídeo vai ajudar a muita gente, só fiquei com essas duvidas.
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  15. Amigo Luiz, é base de esmalte comum sem cor, vc dilui um pouco em óleo de banana e faz uma fina camada para passar no reticulo, fica bem duravel, ele fica com uma camada fina e como a resina é um plástico que vai sobrepor o reticulo ele vai vibrar muito pouco dentro da camada de base com isso não vai quebrar, já fiz em varias lunetas e todas ficaram boas já tem mais de 1 ano.

    ResponderExcluir
  16. Amigos, tenho uma carabina CBC NITRO X 1000, sem Luneta, gostaria de colocar uma nela, porém ouvi falar que a mesma tem tanta força que a luneta não aguenta e começa a dar problemas ou até quebrar.
    Gostaria de ouvir a opinião de voçes e dicas marcas de lunetas que eu poderia comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é a xm ter muita força e sim as lunetas no BR serem xing-ling vendidas como original, ai só aguentam 15j e a xm tem 40j de força, o ideal é importar lunetas dos EUA, que suportem acima de 40j agora é bom vc ter CR de atirador porque luneta acima de 4x36mm é restrita a atirador/policia/exercito.

      Excluir
  17. boa tarde
    rpz fiz o reforço como vc disse e a luneta suportou varios disparos que fiz até agora com a xm, más tenho uma nova duvida.de quanto em quando tempo é decessario que eu faça novamente esse reforço?
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, olha as que reforcei aqui, de varios atiradores, tem gente que compra zerada e paga pra mim reforçar, por não se garantir, faço na frente dos caras, mas os caras tem medo de fazer, voltando ao tema, das que já reforcei, tem mais de 1 anos do mesmo jeito, ainda não precisei refazer o reforço, mas é bom sempre observar o reticulo durante os tiros, se perceber que mudou de posição ou afastou-se é bom refazer, aqui nas que reforcei nenhuma deu pau, e já tem lunetas com 3 anos, sem apresentar problemas, um amigo meu de fortaleza quebou a lente numa queda e o reticulo não quebrou.
      Então se vc fez bem feito, não vai quebrar ou precisar refazer por muito tempo.
      Parabéns e bons tiros.

      Excluir
  18. Boa tarde atiradores,
    Tenho uma nitro X 1000 também e estava pensando em colocar uma luneta (Boslie 4x32) que estava na minha rossi... Então resolvi abrir a luneta só para ver como ela estava por dentro, e me deparei com uma situação: o retículo está inteiro, porém metade dele está esta descolada (ou desafixado) da arruela. Eu retirei só a lente objetiva grande (não tirei a arruela) dei um toque de leve com o dedo e verifiquei essa metade dele descolada. Agora não sei o que faço... será que posso colar com super bonder, ou cola branca? Minha idéia era colocar super bonder (o tal do "super bonder flex gel") ao redor de todo o retículo, mas não sei se o super bonder colaria e fixaria bem ele no metal... e quando eu andar com a luneta no sol, a cola não vai derreter? Alguém ja teve uma experiência parecida?
    Enfim, tenho que arrumá-la de alguma forma. Ela não pode ficar assim. Estou com ela aberta aqui e aguardando sugestões.
    Quem tiver alguma experiencia ou ideia, pode responder aqui a vontade gente.
    Grato,
    Bruno Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não use superbonder ele queima a peça e cria gases quimico que oxidam o local use resina liquida ou esmalte incolor diluido em óleo de banana para deixar ele bem fino, passe com extremo cuidado pra não quebrar o reticulo ele cria uma camada bem fina e o reticulo fica preso, e resistente ao tranco da xm. qualquer dúvida estou no msn ou no chat.

      Excluir
  19. Olá.
    Tenho uma Nikko Mountmaster e seu retículo desapareceu, abri e percebi que havia se partido. O que posso fazer agora?
    Há como recuperá-la?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Ewerton, olha tem um cara em SC que ficou de me enviar reticulos para a nikko, estou aguardando, mas vc pode refazer com fio de cobre 0.02 o recitulo fica grosseiro mais funcional, desmonte e marque a posição up (cima) para fazer na mesma posição doi fio de cobre colados com superbonder no final do tunel guia e vc faz um reticulo até mais resistente, a nikko para abrir é bem simples, vc tira o conjunto da ocular (antihorario) depois vem 3 mini parafusos laterais que liberam o tunel do reticulo, marque a posição para recolocar igual, e no final do tubo faça a colagem dos fios de cobre, tem gente que usa até fios de cabelos que tb servem, se for fininho fica bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hkairgun.
      Pensei nisso ontem. Porém, não com cobre e sim com fio de náilon. Será que dá certo também?
      No entanto, gerei outro problema na Nikko Mountmaster.
      Consegui desmontar com dificuldade o conjunto da ocular que estava muito, muito, duro, tive que prender no torno e girar usando um alicate de pressão. Arranhou um pouco mas consegui. Soltei os parafusos laterais e tirei o túnel também com bastante dificuldade. Estava muito preso, parecia estar colado.
      Com o túnel retirado tentei desenroscar a peça que prende o retículo que também estava muito dura. Ai aconteceu o pior. Na tentativa de desenroscar tive a brilhante ideia de prender o túnel no torno. E adivinha só. A lente do túnel rachou de maneira que não dá pra ver mais nada.
      Haverá alguma solução para o meu problema?

      Grato pela ajuda que vier.

      Excluir
    2. Obrigado Hkairgun.
      Havia pensado nessa solução ontem. Porém não com cobre e sim com fio de náilon. Será que dá certo também?
      No entanto, criei outro problema à Nikko Mountmaster.
      Consegui desmontar o conjunto óptico com muita, muita, dificuldade. Tive que prender a luneta no torno e usar um alicate de pressão para desaparafusar pois estava muito duro mesmo. Arranhou um pouco mas consegui. Em seguida soltei os parafusos laterais e o túnel parecia estar colado de tão preso. Mas, saiu.
      Com o túnel retirado tentei desaparafusas o suporte do retículo que ,também, estava muito duro. Não consegui. Ai aconteceu o pior. Tive a brilhante ideia de prender o túnel no torno. E adivinha só? Mesmo com todo cuidado a lente do túnel rachou de maneira que não dá mais pra ver nada.
      Diante deste "problemão" haverá algo que eu possa fazer pra não perder minha luneta?

      Grato pela atenção.

      Excluir
    3. Poxa Ewerton, torno no tunnel não iria da certo, ele é de plástico, não suporta pressão por isso a lente fina quebrou, agora infelismente vc precisa de um outro tunnel, vou ver se tenho um tunnel para te enviar da nikko. sei de alguns caras que tem nikko mountmaster e gold crown sem uso devido danos a lente objetiva e lente ocular, mas o tunnel em perfeita ordem.

      Excluir
    4. Muito obrigado Hkairgun. Eu ficarei muito agradecido.
      Minha ultima tentativa foi substituir a lente danificada por outra de um telescópio velho que tenho. Adaptei a lente ao túnel porém a lente é mais convexa do que a original. O resultado foi uma imagem bastante arredondada e com pouca nitidez. Não ficou, nem de longe, satisfatória.
      Caso você a tenha, como faremos?

      Excluir
    5. Te ponho em contato com o amigo que tiver o tunnel e vcs negociam, eu garanto a transação. Primeiro vou correr um email pra equipe para ver quem ainda tem.

      Excluir
    6. Muito obrigado mais uma vez. Seria ótimo.
      e-mail:schuenckel@gmail.com

      Excluir
  21. Boa tarde Gusman, assisti a maioria dos seus videos,muito bom!!!
    reforcei minha luneta,uma tasco 3-9x32. Ainda nao testei, pois minha xm em menos de dois meses da compra ja foi p assistencia devido a uma mola do gatilho que soltou. Quando eu coloquei a luneta, ela nao quebrou o reticulo, mesmo com varios tiros até achar o ponto, pois nao tenho colimador ainda, porem apos alguns tiros certeiros a 10m ela saia do ponto de colizao do chumbo. sera que esse reforço fara com que ela nao sai mais do ponto? ou é só um metodo para nao quebrar o retículo? E continuara apos alguns tiros saindo do seu ponto certo? A luneta esta bem presa no mount, so que nao é o mount unico, é de duas pessas, mas bem preso! Desde já agradeço por seus videos e comentarios!!!
    Abraço e bons tiros!!!
    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Celso, olha o reforço do reticulo usando base é só para manter o reticul com maior durabilidade, não interferindo na luneta ou em seus ajustes finos (elevação / windage) portanto se ela não ficar pode ser falha na elevação / windage, ai é bom vc fazer uma manobra um pouco mais agressiva, ex, passar um pouco de trava rosca nas torres e esperar 24h para que sequem e não voltem a sair do ponto, mas é facil vc verificar isso, olha a posição que vc deixou a marcação e observe depois de alguns tiros se os discos sairam do lugar. Outro erro comum é nos primeiros tiros vc acerta, depois de 20 ou mais tiros vc começa a errar, não é a arma ou luneta e sim o atirador com a musculatura cansada. Faça uma pausa de 10minutos e retorne aos tiros. Lembre-se que armas de ação por mola ou gr requer muito do atirador, são pesadas e tem tranco para frente desestabilizando o tiro.
      Armas de fogo tem recuo para trás devido a ação dos gases expulsando o projetil para frente, mas quando o atirador sente o recuo o projetil já vai a 300mt de distância.
      Nas airgun o processo é inverso, ao vc sentir o tranco (pancada do embolo/pistão) no fundo da camara o projetil ainda vai tá no percusso do cano, ai qualquer menor vibração causa o erro, requer que o atirador segure a arma com maior determinação e compense esse tranco.
      Controle mais a sua respiração e não prenda o ar nos pulmões o tiro se dá no momento da exalação do ar, não prenda e sim respire normalmente, ao exalar pare e puxe o gatilho levemente, não faça força não mão que ai vc tende a puxar a arma para a direção da mão ex, destros dão tiros a direita do alvo, canhotos a esquerda.

      Bons tiros.

      Excluir
  22. oi queria comprar uma luneta 6-24x50 me diga o valor e como posso adquirila.. obrigado pela oprtunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o valor de uma lunetas dessa varia muito estas que comprei foram u$200 x r$1.65 (valor do u$ no dia) ficou por r$500 o calculo é simples, vc pega o valor dela multiplica pela cotação no br + 60% de imposto = valor total, mas vc precisa de CR para comprar lunetas acima de 4x36mm até para possuir, se vc for pego na rua com uma luneta dessas ela pode ser apreendida devido ser um produto controlado. Fazer a comprar é facil, é só eu fazer a CII no EB e importar, mas para envier preciso que o outro atirador tenha CR, para informar no EB, a transferência do meu CR para o novo CR. Sugiro vc se assosiar a um clube de tiro esportivo em sua cidade para assim, vc dar entrada no seu CR de atirador e poder comprar legalmente lunetas e outros produtos, devidamente regularizados e taxados pela RF. Tem uns cara ai vendendo até no ML, mas é bom tomar cuidado para não ser falsa ou ser apreendida pelo ETC/DFPC.

      Excluir
  23. o meu amigo obrigado pela informção aqui em minha cidadde não tem clube de tirtos para ara comprimido..mas tenho uma nitro 1000 e queria muito colocar um conjunto bom nela igual no videos que vc postou rifleescope 6-24x50.. nossa eu achei o maximo..há cara eu tebnho todos seus videos nossa voçê e show... parabens.. há muito obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg por sua gentileza, olha uma ideia é não precisa ser clube de tiro de airgun, se filie a clube de tiro pratico, tira sua cr e compre o que vc precisar sem ter problemas com a justiça, ou se quizer nem precisa de clube basta tirar cr de colecionador e informar que não tem interesse em entrar no tiro de fogo, mas que precisa do cr para pegar as airgun e tunar, deixar elas competitivas e requer laser, luneta, etc.

      Excluir
  24. Bom dia!! preciso de ajuda para duas dúvidas:
    1ª - um amigo me ofereceu uma URKO 5,5
    2ª - tenho um luneta TITAN 3x9x40
    gostaria de saber se essa espingarda é boa, de confiança e se a luneta aguenta o tranco dela, grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a URKO, pelo que vi aqui com um dos membros da turma a arma não durou um ano de ação, a luneta tranquilo é otima mas a arma é muito fraca, arrebentou mola, parafusos, coronha, pegue outro modelo mais resistente.

      Excluir
    2. Boa tarde!! valeu muito pela ajuda, vou procurar outra espingarda, grande abraço!!!

      Excluir
  25. Olá Rubéns,
    Agradeço por está desempenhando esse papel tão nobre de compartilhar informações a respeito de mundo das carabinas (Tiro esportivo) etc...
    Tenho uma Hatsan 150 5.5 e estou usando uma Luneta 3-9 X 32 Bosile com retículo iluminado e monte de alta pressão com 4 parafusos.
    Agora peço que tire minha dúvida !
    Já teve a oportunidade de reforçar o retículo dela (Bosile) ?
    A base de esmalte sintético que vc menciona no vídeo é para ser passada diretamente nesse fio fino (retículo) ou na placa de "vidro" que apoia o mesmo?
    Qual a quantidade (quantas vezes) devo passar?
    Você menciona diluir em óleo de banana... Moro em Brasília e nunca tinha ouvido falar nesse óleo, tem algum outro que vc possa indicar para a diluição?
    Você tem mais alguma sugestão para mais reforço da luneta?
    Agradeço e desejo BOA SORTE...
    Att.
    Deivyson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite irmão de tiro, olha o óleo de banana foi a manicure quem me falou, eu disse que precisava diluir sem perder a qualidade e ela me indicou esse produto, que dilui o esmalte sem perder a qualidade deixando ele bem fino e de facil aplicação, sem criar bolhas.
      esmalte incolor 40%
      óleo de banana 60%
      Quanto a aplicação:
      Duas mãos em forma de cruz e sempre de cima para baixo.
      ex. vc passa a primeira vez espera secar e passa mais uma de cima até o final do reticulo.
      depois faz no lateral mas este estando virado pra cima para que o excesso não faço bolotas e escorra.

      A aplicação é direto no reticulo só nos fioszinhos.

      Se vc não tiver mão firme leve numa otica explica o que vc precisa e deixa outra pessoa fazer, é bem simples.
      O pincel tem que ser o mais fino possivel. no meu caso ainda corto ele me mais de metade para deixar uma poucas cerdas e não levar muito esmalte e nem fazer força no reticulo.
      Sim já reforcei bosile.

      Excluir
  26. BOM DIA,

    TENHO UMA HATSAN 5,5MM E UMA LUNETA NIKKO STIRLING 4X32 MOUNTMASTER, ACONTECE QUE NÃO CONSIGO MAIS REGULAR A MIRA DA LUNETA COM A ARMA, CHEGUEI A IR NA LOJA ALTERAMA AQUI EM SÃO PAULO E O VENDEDOR ME DISSE QUE AS LENTES PODERIAM TER SAIDO DE FOCO E ASSIM PODERIA TER PERDIDO A LUNETA, QUE O CERTO SERIA TER TROCADO A BASE DA LUNETA PARA UMA BORRACHA ESPECIAL DE TUNGSTENIO, AFIM DE TIRAR UM POUCO O IMPACTO DA ARMA EM CIMA DA LUNETA.
    COM O SEU PARECER TÉCNICO TERIA ALGUMA SOLUÇÃO PARA O MEU PROBLEMA?
    DEIXEI A LUNETA NA OPTISOM, UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM LUNETAS, TELESCOPIOS E LENTES DE MAQUINAS PARA VER SE CONSEGUEM ACHAR ALGUMA SOLUÇÃO.

    AGUARDO CONTATO;

    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO .

    REGINALDO

    ResponderExcluir
  27. BOM DIA,

    TENHO UMA HATSAN 5,5MM E UMA LUNETA NIKKO STIRLING 4X32 MOUNTMASTER, ACONTECE QUE NÃO CONSIGO MAIS REGULAR A MIRA DA LUNETA COM A ARMA, CHEGUEI A IR NA LOJA ALTERAMA AQUI EM SÃO PAULO E O VENDEDOR ME DISSE QUE AS LENTES PODERIAM TER SAIDO DE FOCO E ASSIM PODERIA TER PERDIDO A LUNETA, QUE O CERTO SERIA TER TROCADO A BASE DA LUNETA PARA UMA BORRACHA ESPECIAL DE TUNGSTENIO, AFIM DE TIRAR UM POUCO O IMPACTO DA ARMA EM CIMA DA LUNETA.
    COM O SEU PARECER TÉCNICO TERIA ALGUMA SOLUÇÃO PARA O MEU PROBLEMA?
    DEIXEI A LUNETA NA OPTISOM, UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM LUNETAS, TELESCOPIOS E LENTES DE MAQUINAS PARA VER SE CONSEGUEM ACHAR ALGUMA SOLUÇÃO.

    AGUARDO CONTATO;

    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO .

    reginaldo

    ResponderExcluir
  28. O que aconteceu foi as lentes ficaram folgadas, é só vc girar os discos que travam as lentes e por trava rosca para não tornar a afrouxar, mas já que vc deixou numa loja melhor ainda. Agora ligue pra eles e peça pra por cola trava rosca baixo torque. que ela não folga, mas vou te adiantando que as nikko não seguram mais que 20joules, a mais fortinha é a gold crown, mas o ideal é 3-9x40 da bosile ou busnhell.

    ResponderExcluir
  29. bom dia , moro em Assis SP, coloquei uma luneta nikko stirling na minha nitro x 1300, ela soltou um pedacinho do reticulo, só q naum estou conseguindo soltar o conjunto, tem algum segredo ou a força esta sendo pouca? e a nitro x 1300 o q vc pode me falar, comprei a minha faz um mês e até agora naum estou conseguindo agrupar os tiros será algum defeito na arma o no atirador?se puder me responder desde já agradeço.parabens pelo video.

    ResponderExcluir
  30. bom dia, parabéns pelo video, eu moro em Assis SP, coloquei uma luneta niko stirling na minha cbc nitro 1300, e soltou um pedacinho do reticolo, só que não estou conseguindo soltar o conjunto, tem algum segredo? o é força mesmo? outro duvida minha cbc nitro 1300 foi comprada há um mês antes eu tinha uma gII 5,5, e agrupava bem os tiros, agora não consigo mais agrupar os tiros será defeito da 1300?ou defeito do atirador? se puder me responder desde já agradeço, meu e-mail é noskcarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha seu reticulo já era, tinha que ter reforçado antes de usar na arma, agora abrir e colocar um de fios de cobre, que fica otimo, mas é liso sem as bolinhas do mildot.

      Agora quanto acertar bem com a x900 - x1000 - x1300 e six é menos complicado do que parece, pra começar o ideal é o atirador ter no minimo 1.80m com 80kg já que arma pesa quase 5kg e tem 1.16m de comprimento é bem longa e requer maior envergadura de braço do atirador, claro que qualquer um pode aprender a compensar e fazer bons tiros mas vai ter mais esforço.

      Outro ponto é que essas armas por serem muito pesadas não vale a pena usar em (ft) tiro ao alvo, ex. eu uso pra caçar e é otima, pego um pato a 40m 50m com um só tiro, mas pra ft melhor brincar com a x800 que é levinha.

      Excluir
  31. ola Rubens ,obrigado por ter respondido,eu citei alvo apenas para não me comprometer, mas estou propenso a mudar o cano para o six, já vi seu video e me interessei, acredito q o tranco ira diminuir , ai quem sabe melhore meus tiros, só q não estou conseguindo o cano, pois o site q vc indicou só tem o 5.5, foi no portal da carabina q vc comprou o seu?obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Encomende com o Romulo o cano 6.0mm www.portaldacarabina.com.br assim que ele receber ele te envia, não tem no site é só para quem faz o pedido.

    ResponderExcluir
  33. cara tenho uma luneta nikko stirling gold
    crown air king 4x32 tava regulando e agora
    a torre de cima nao ta subindo o reticulo e
    nem decendo , eu aperto ele para baicho ele
    dece e sobe, oque pod c obrigado ,to querendo
    desmonta mais como fase kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. observe se a torro não soltou os parafusos que seguram a torre ao cilindro, tem 3 parufisinhos bem pequenos laterais no plástico da torre, reaparte eles e use trava rosca para não folgar novamente.

      Excluir
  34. percebi que tava solto eu apertei eles mas
    nao deu certo nao eu rodo a torre e o reticulo
    nao meche ; guando eu tava regulando fui roda
    e percebi q a torre rodo d volta sozinha ;cera q
    nao tem algo errado dentro da luneta ? ia abri
    mais é embaçado meche nessas lunetas .c vc tive
    mais alguma dica agradeço. meu nome é marcos sou d cambé pr.
    obrigado ; vou tentar aperta mais os parafusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos olha só abra se vc tiver pelo menos as ferramentas certas a nikko é bem simples, basta tirar a contra porca que vc chega no tunnel do reticulo, mas no caso o problema é na torre de elevação, reaperte os parafusos e teste, antes de abrir.

      Excluir
  35. Qual o modelo de luneta que resiste ao recuo da nitro mil????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo quando vc for importar procure por lunetas acima de 200j que suportam até o fuzil AK47 agora tem que comprar em lojas de confiança nos EUA, para não pegar falsa de qualidade inferior. procure sempre por 3-9x40 ou 6-24x50 que suportam armas pesadas.

      Excluir
  36. Sou teu fan, Gusman. Quero saber: Que luneta suporta o recuo da minha nitro mil.... Valeu abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Amigo, a Luneta Riflescope 3-9x32E com Retículo Iluminado sendo feita esse reforço, suporta recuo da CBC SIX? e caso ocorra, o único dano ao equipamento por recuo seria o rompimento desses fios que se encontram no retículo?

    ResponderExcluir
  38. Amigo, a Luneta Riflescope 3-9x32E com Retículo Iluminado com esse reforço indicado por você, suporta a CBC SIX? Caso ela cause danos, se trata apenas do retículo, onde pode ser refeito? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clever, lunetas 32mm são muito fracas o reforço vai deixar o reticulo resistente a vibração da arma, mas a luneta não aguenta nem 500 tiros, folga as lentes, vc tem que reapertar com trava-rosca baixo ou medio torque não pondo muito pra não travar pra sempre a luneta, caso precise fazer alguma limpesa de mofo, etc.

      Excluir
    2. Numa arma sem recuo (PCP) ou de fogo, ela dura anos, mas numa arma de mola com tranco da parada do piston contra o fundo da camara ela não suporta.

      Excluir
    3. E qual você me indicaria para usar na SIX, o fato de ter que acochar não seria nenhum problema, até mesmo pq com o uso, é normal algumas peças apresentarem essas características, o ruim mesmo seria danificar o produto. E sobre as marcas, quais as melhores? Tasco é uma boa opção? Grato

      Excluir
    4. As 3-9x40, 6-24x50 são boas e de alta resistencia, agora a vibração é alta em arma de mola e não é diferente em gr, é bom sempre checar sua arma e luneta a cada 100 a 500 tiros. para verificar parafusos, roscas e arruelas de pressão se tão ajustadas.

      Excluir
  39. Em qual site posso comprar com segurança uma luneta de 40mm a 50mm como você indicou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui mesmo no blog vc encontra na pagina dos classificados pega os contatos do robson, ele vai te ajudar.

      Excluir
    2. bosile ou bushnell 3-9x40 ou 6-24x50 as duas são com prismas no lugar de reticulo de fios (a serie nova)

      Excluir
  40. a Tasco não segue o mesmo padrão?

    ResponderExcluir
  41. TASCO é 20j e olha lá, acho que a mairia é 10j.

    ResponderExcluir
  42. Bom Dia,

    Comprei uma nitro-x 1000, e estou de olho em uma Luneta Tasco 3x9x40, vc acha que essa aguenta o tranco fazendo esse reforço com a base??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não confio em tasco, são fracas mal suportam um rifle .22lr mas nunca peguei maior que 4x32mm não sei as 40mm, sei que 40mm é pra arma de maior energia portanto pode ser que sejam boas eu como não tive boas experiências com tasco não posso falar bem dela, outra coisa elas não vem com parallax outra coisa que pra mim é muito útil.

      Excluir
  43. cara eu qria saber se vc arruma lunetas tbm, tenho uma tasco 3-9x32EG e ela qbrou o reticulo devido ao uso na cbc nitro-x e eu nao sei o q eu faço, vc arruma,sabe de alguem q arruma ou onde eu compro outro? aguardo resposta....

    meu e-mail, ricardaoss@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Ricardo refazer o reticulo com fios de cobre é bem facil, vc desmonta a ocular e cola o fio de cobre vertical depois o horizontal e ela fica normal perde apenas os dots caso o modelo original tenho, no caso das tasco não tem, mas é bem simples de vc mesmo fazer, eu reforço antes de usar a luneta fraca numa arma mas nem todos fazem esse reforço com esmalte ou resina a 60%.

      Excluir
  44. Oi, muito legal suas imformaçoes que são de grande valia, gostaria de saber sua opinião sobre importação de lunetas, pois tenho cr de atirador, não sendo a CII,pergunta, mesmo sendo com a CI eu poderia importar uma bushnell 6x24x50 da américa?, pois tenho um imbel md1 22lr sniper com uma tasco 4x16x40, maravilhoso, precisão incrivel, desde de ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande vc com cr é muito mais simples vc vai na unidade onde vc tá registrado e faz a solicitação da CII (certificado internacional de importação) fica registrado no seu CR e vc já leva os dados da compra valor em dollar, tudo calculado certinho com imagens do site de vendas ai vc pega a CII e faz a importação legalmente pagando o imposto caso seja mais que o valor permitido 50u$ e chega tudo legalizado e fica apostilado no seu mapa, tudo limpo e claro agora vc não pode vender a não ser que seja para outro atirador com CR se informe na unidade SFPC.

      Excluir
  45. Valeu pela sua dica, forte abraço e mantenha sempre primeiramente seu espirito de esportista aliado com sua experiencia em poder ajudar e opinar sobre questões como essa.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia ! ,meu nome é fabiano . Tenho um amigo querendo me repassar uma luneta tasco 3-9x40 E, só que esta sem o retículo, vocês vendem esse retículo e qual o valor . Por favor me digam se esta luneta é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Fabiano, não acho onde vendam reticulos, vc vai precisar refazer com fio de cobre, estou tentando ver se pego na bushnell os reticulos impressos, mas ainda tô em negociação, são os reticulos impressos a laser na lente interna sem fios e sem risco de quebrar, algumas são adesivos colados na lente e outras vem já com o vidro riscado a laser, que é melhor claro.

      Excluir
  47. Obrigado , vou falar com ele e ver se dar para fazer com fio de cobre.
    Novamente te agradeço. Tenha um bom dia e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  48. OLÁ SR. RUBENS
    EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE PARABENIZAR PELA SUA IDEIA, DE REFORÇO DO RETICULO.
    MEU AMIGO TENHO UMA CBC NITRO 4,5 ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA LUNETA BUSHNELL 3-9X40 OU 50 E GOSTARIA NA MEDIDA DO POSSIVEL VOCÊ MIM INDISSE COM QUEM COMPRAR ELA, POIS VOCÊ TEM MAIS CONHECIMENTO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÂO
    ADALTO FAUSTINO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo muito simples na pagina dos classificados vc vai encontrar o anuncio do Robson, ele é nosso amigo e fornece lunetas 3-9x40 e 6-24x50, é de confiança e envia para vc a que vc solicitar com um preço bem mais em conta.
      Obg por nos visitar.
      Rubens.

      Excluir
  49. boa noite, me chamo saul meu e-mail saul.abal@yahoo.com.br,
    Parabéns pelo site e pelas informações contidas nele e por isso peço a opinião : atiro já algum tempo com a 4,5 e a 5,5 porém gostaria de comprar uma ótima arma nova para mim de 5,5, por isso qual me indicariam assim como uma repectiva luneta para a mesma. O que vc acha da nitro 1300 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo elogio e suas visitas.
      Olha vai depender de sua altura e peso, porque as armas da serie x1000 - x1300 ou six tem muito peso e se vc por luneta e outras coisas ela passa dos 5.5kg com 1.20m de comprimento de ferro, requer muito do atirador no minimo 1.80m para aproveitar o maximo da arma, mas isso não é um constante, conheço atiradores com 1.70m que são bons com essas armas, sugiro que vc vá a uma loja e teste essas armas para ver a que vc tem melhor apoio e que seja mais confortavel, se possivel atirar com elas e acima de tudo seja qual for sua escolha, o importante é treinar sempre, só assim vc irá fazer bons tiros.

      Excluir
  50. comprei uma nitro x1300 e os parafusos vieram todos frouxos,apertei... mais tem um que não da pra apertar sem desmontar a arma.Queria saber quantos são os parafusos que tenho que ficar de olho pra não afrouxar.
    Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, ela veio de fabrica com os parafusos folgados? vc nem receberia uma arma dessas porque elas saem da cbc com trava rosca em todos os parafusos 4 da coronha, os 3 da junção do cano e verifique se o pino do gatilho não ta saindo.

      Excluir
  51. Ola galera do HK meu nome é Marcelo sou de Palmas PR, tenho uma nitro 800 com 5 meses de uso e a uma semana colokei uma riflescope 3-9x40 sem reticulo luminoso e gostaria de saber se seria necessario q eu o reforça-se , e se eu passo a base de esmalte pura ou a dilua em alguma coisa q n seja oleo de banana ja q aki no PR n e facil de encontrar isso..

    Ps: Sou fãzaço do trabalho de vcs, vcs fazem oq mt poucos fazem e ainda por cima mt bem feito, tenha a certeza q aki em baixo do Brasil tem mts pessoas assim como eu q admiram o trabalho de vcs, vcs estão de parabéns e continuem com o trabalho maravilhoso de vcs Abras....

    ResponderExcluir
  52. Boa noite grande amigo Marcelo obg por suas palavras gentis, olha se for uma riflescope original não precisa mexer em nada porque 3-9x40mm já é para arma pesada 223 ou 308, numa arma como a x800 vai ficar perfeita, não é preciso nem reforçar, mas sempre verifique se os discos da objetiva e ocular não estão folgado que é o maior problema das riflescopes. Depois mande sua foto para por na pagina dos atiradores hk.
    atenciosamente
    Rubens Gusman

    ResponderExcluir
  53. tenho uma hatsan ht 95 qual luneta devo usar,estava pensando em uma niko 4x32 gold crow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Daniel não é resistente como as lojas falam que suporta 40joules, e mentira essas lunetas são xingling, entram baratinhas e vendem por 500,00 aqui no brasil, elas custam em media 20u$ e aqui vendem carissimas a 500,00 procure 3-9x40 que tem mais resistencia.

      Excluir
  54. boa noite amigo HKairgun tenho uma hatsan ht95 sera que uma luneta gold crow e boa par esta arma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Daniel não é resistente como as lojas falam que suporta 40joules, e mentira essas lunetas são xingling, entram baratinhas e vendem por 500,00 aqui no brasil, elas custam em media 20u$ e aqui vendem carissimas a 500,00 procure 3-9x40 que tem mais resistencia.

      Excluir
  55. boa noite irmao de tiro HKairgun ,minha duvida com a gold crow foi tirada ,tenho um amigo que tem uma com o reticulo rompido,ele me pediu 100 dilmas nela,obs.ela tem 4 meses de uso ou seja novinha ,estava pensando na sua dica de fazer um reticulo com cobre ,outra duvida devo colocar gas ran na hatsan ht 95 ,ou como ela esta sera melhor e qual marca de pistao sera a melhor ,ogrigado ,bons tiros .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, se sua arma é nova use ela por mais tempo pelo menos um ano de uso para depois fazer a troca de gr, bucha, piston, se bem que no caso da hatsan nem precisa trocar o piston.

      Excluir
  56. ola ,irmao de tiro tenho mais uma duvida que so voce pode sanar,lubrifiquei a camara de ar da minha espingarda com oleo de silicone usado em esteira feito na faracia de manipulacao mas ainda tem o maldito efeito diesel,o que devo fazer. obrigado pela ajuda,bons tiros.

    ResponderExcluir
  57. Depende da quantidade ele sai com alguns tiros, o ideal é por o minimo necessário para lubrificar isso uma vez por ano, a limpeza da câmara não é pra ser o tempo todo, basta limpar uma vez por ano e tá bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado por sua atencao.

      Excluir
    2. Estamos sempre a disposição para ajudar os amigos. O que souber-mos explicamos e o que não souber vamos pesquisar pra ajudar a resolver.
      atenciosamente
      Rubens Gusman

      Excluir
    3. ola amigo sou fan de vcs
      tenho uma cbc nitro six(6.0)e estou com duvida de qual luneta e a certa pra ela. pode me ajuda? qual aguenta o tranco

      Excluir
    4. Amigo, vc precisa de uma luneta 3-9x40mm ou 6-24x50mm de preferencia bushnell com reticulo impresso. São muito resistentes, bushnell, leapers, leupold, bsa, bosile, mas nessas configurações.

      Excluir
  58. boa noite hk coloquei gasran 60kg na ht95 ,ela diminuiu o recuo mas esta fazendo um barulho do tipo metal vibrando ,ja verifiquei o pistao ao esta mai pegando no fundo da camara,o gasran esta instalado 3mm comprimido dentro da camara so estou preocupado com o barulho de metal vibrando porque eu estava acostumado com a espingarda com mola ,agora com gasran tudo mudou. obrigado ,bons tiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha nas G2 da cbc não fica nenhum ruido de metal, tem alguma coisa batendo ou enconstando, verifica se o gr tá retinho dentro do piston, já teve casos que tive que por uma arruela pra manter o gr centralizado dentro do piston. bons tiro amigo Brizola.

      Excluir
    2. sim esta centralizado nas dua pontas ,eu nao coloquei pistao aliviado,so mudei a bucha para uma de p u,mas na montagem notei que o pistao original tem uma leve folga lateral sera que e isso ,antes o pistao estava batendo no fundo da camara,dai dei uma rebaixada ca cabacá aonde segura a bucha,a coloquei o corpo do gas dentro do pistao,estou ficando arrependido de colocar o gas,acho que vou colocar a mola devolta e vou vender o gasran ,obrigado novamente ,adorei as fotos das ratazanas baleadas,bons tiros.

      Excluir
    3. Não é pra desistir Daniel, é descobrir e resolver o problema, ver qual peça tá roçando ou encostando, se alguma peça tiver atrito quando desmontar vai ter a marca ai vc verifica o porque. e assim vai eliminando os possiveis problemas, ou o gr é maior que a arma, ou mais longo, etc eu nas cbc só monto com o braço do gr no piston e o corpo virado pra traz para equilibrar a arma.

      Excluir
    4. Muito obrigado novamente pela sua disposiçao,vou seguir seu pensamento .

      Excluir
  59. Boa tarde Gusman antes de desmontar a arma toda, so tirei a coronha dei um tiro nao fez barulho,testei mais 3 vezes,nada de barulho,igual desmontei toda ela .o corpo do gasran entra justo no pistao ,se eu inverter ao engatilhar o gas vai ficar raspando no pistao,entao so lubrifiquei com graxa so uma parte da arma fora da camara de ar ,graças ao seu conselho nao estou mais preocupado ,muito obrigado novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigiu, sem precisar jogar a arma na mão da assistencia ou no lixo, isso é o que importa e vc vai aprendendo a fazer a manutenção de sua arma. parabéns. bons tiros.
      Rubens Gusman

      Excluir
    2. Caro amigo Gusman, queria saber se posso ter problemas se atirar com espingarda de presao dentro do patio.obrigado

      Excluir
    3. Daniel, vc não passou todas as informações: que patio de quem onde, se é publico ou privado, se é fechado e de quem é?

      Excluir
    4. Me desculpe nao ser especifico,queria saber se terei problemas se eu praticar tiro em alvo de papel,dentro do meu terreno,onde moro,ele é cercado com muros altos, nao tem como ferir animais nem pessoas.muito obrigado se poder responder caro Gusman .

      Excluir
    5. Ai tá tranquilo Daniel, local fechado sem risco para nada nem terceios, põe os alvos no quintal e vai te divertir, olha no meu quintal como é nesse link, no fundo do quintal ponho meus alvos e passo o fds dando tiros.
      bons tiros amigo.

      http://www.youtube.com/watch?v=XoaYuRwpC4I&list=UUoecasvjjb_TusIrmD65qyQ&index=6

      Excluir
  60. E ai Gusmam tudo bem?
    Voçe pode me dizer o que esta acontecendo com as lunetas Nikko Stirling Gold Crow? Comprei uma e com menos de 100 disparos, o reticulo soltou, em pesquisas vi muitos relatos disso, a quantidade de lunetas com problemas é muito grande.

    um abraço, Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, na verdade ela nunca prestou, ou melhor nunca suportou bem acima de 20j, só que as lojas dizem que seguram 40j para vender ela por 500,00 só que na verdade não suportam, já arrebentei uma com 4 tiros na x1000, são vagabundas xing ling. O ideal é pegar uma 3-9x40mm ou 6-24x50mm, garanto que aguentam.

      Excluir
  61. E ai Gusmam tudo bem?
    Voçe pode me dizer o que esta acontecendo com as lunetas Nikko Stirling Gold Crow? Comprei uma e com menos de 100 disparos, o reticulo soltou, em pesquisas vi muitos relatos disso, a quantidade de lunetas com problemas é muito grande.

    um abraço, Vinicius

    ResponderExcluir
  62. E ai Gusmam td bem?
    comprei uma luneta Nikko Stirling Gold Crown 4x32mm e com menos de 100 disparos de uma HT95 com gas ram, o retículo soltou, em pesquisa vi que a quantidade de lunetas dessa marca com problema é muito grande, você tem alguma ideia do porque isso esta acontecendo?

    um abraço, Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lunetas Nikko Stirling gold ou mount, não suportam nem 20joules, as lojas dizem que suportam 40j mas não é verdade, as que mais tudam é 500 a 1000 tiros e arrebentam isso em cada 100, uma dura um pouco mais, se o reticulo fosse impresso na lente ou adesivo não aconteceria, a luneta é até boa bem acabada mas o reticulo é um lixo.

      Excluir
  63. Boa Tarde, eu tenho uma cbc f18 e vou comprar uma cbc nitrox 1300 f 18 e tenho uma luneta TASCO 3-9x32 E queria saber se ela suporta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem passar na mesma calçada, imagine instalar na nitro x, kaakakakak, essa luneta é para até 20j. pra vc agora é uma 3-9x40mm ou 6-24x50mm.

      Excluir
  64. Boa tarde, tenho uma cbc f18, e vou trocar para a cbc nitrox 1300 f18 e tenho uma luneta tasco 3-9x32 e queria saber se ela suporta na cbc que quero comprar, grato adorei o Blog! Estão de Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg por visitar e comentar, olha 32mm não suporta são lunetas fracas e com reticulos de filamentos metalicos vibram e rompem, o ideal é bushnell 40mm (3-9x40mm)

      Excluir
  65. Bom dia guerreiro. Gostaria de tirar uma duvida ja ke sou novo no ramo, comprei uma carabina cbc b18 usava luneta riflescope 3-9x32, ficou muito boa, mas mudei para cbc b19 joules pouco mais forte. Sera que o reticulo da mesma aguenta o tranco? ou terei ke colocar gasram? Agradeço desde ja pela atençao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, olha a B19 é boa e tem baixo tranco, vai suportar bem a riflescope 3-9x32mm, até 20j ela segura. O gr é até melhor que deixa a arma mais macia.

      Excluir
  66. Bom dia meu camarada, Sou novo no ramo, comprei uma nitro six, tripé e uma riflescope 3-9x32E, vi nas suas respostas anteriores que fiz besteira!!! qual é a luneta que vc me recomenda e que posso usar sem CR??? desde já agradeço sua atenção! e em breve estarei postando videos no meu canal (magrinho1982)... abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo Gabriel, lunetas tem que ser de alta resistencia, então 3-9x40mm ou 6-24x50mm com reticulo impresso ou a laser, os de filamentos não aguentam, agora para importar vc precisa ter cr, ou se pegar no BR com algum vendedor que tenha uma sobrando ou tenha importado por baixo dos panos, em média tá por 600,00.

      Obg por comentar.

      Excluir
  67. boa noite amigo tenho uma cometa fusion 5.5 e uma luneta luneta jgbgm8 3.5-10x40 accurate m8 essa luneta é boa sera que aguenta minha carabina o mounte dela é unico com tres pontos de fixaçao mas é grudado na luneta depois de uns trinta tiros percebi que ela deu uma pequena diferença isso é normal ou sera que a luneta nao presta ?? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  68. boa noite amigo tenho uma cometa fusion 5.5 e uma luneta luneta jgbgm8 3.5-10x40 accurate m8 essa luneta é boa sera que aguenta minha carabina o mounte dela é unico com tres pontos de fixaçao mas é grudado na luneta depois de uns trinta tiros percebi que ela deu uma pequena diferença isso é normal ou sera que a luneta nao presta ?? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lunetas de 40mm são boas e não desrregulam facil, reaperte e teste novamente se continuar a acontecer isso, melhor vc trocar por uma bushnell, bosile, leapers ou leupold.

      Excluir
  69. boa noite amigo obrigado pela dica . mas gostaria de saber se vc conhece essa luneta que citei pois nela esta marcada bushnel 3,5-10x40 sera que ela nao é original . outro detalhe o mount dela é grudado na luneta e so tem aqueles tres parafusos do mount lateral pra apertar . se puder me tirar essa duvida ficarei muito agradecido . abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lima, é boa mas prefiro usar mount perfil alto de 4/1 porque deixa a luneta mais elevada, mas esse conjunto que vc falou é bom mas pra mim como não tem como tirar o mount fica impossivel de ser usada.

      Excluir
  70. bom dia amigo, não sei se poderia me ajudar eu tenho uma luneta 3-9x32 bosile, e o reticulo sumiu, desmontei ela e não axei nada que parecesse com um reticulo de cruz ou coisa parecida, saberia me dizer se nesse modelo o reticulo é impresso ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo as lunetas 32mm não tem reticulo impresso ou adesivados são de filamentos bem fininho e quando cai já era, foi o game over, vc precisa desmontar a luneta e fazer um novo reticulo com nylon cirurgico vascular ou fios de cobre de headphone. Outra coisa importante se vc não tiver ferramentas ou habilidade não abra, envie para uma otica ou local que façam reparos em lentes de câmeras digitais.

      Excluir
  71. bom dia amigo, eu tenho uma luneta bosile 3-9x32 e o reticulo sumiu, desmontei ela, mas não axei nada parecido com um reticulo, ou alguma coisa que parecesse com isso, saberia me informar se essa o reticulo é impresso ? se for impresso não tem conserto né ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filamentos do reticulo são tão finos que quebram e se desfazem vc não vai achar nada. Agora é refazer um usando nylon ou fios de cobre de headphones o mais fininho que vc achar.

      Excluir
  72. Ola, quando desmontei minha luneta por problemas na lente, quando montei novamente, ele apresentou problemas de foco, quando eu puxava o zoom.. gostaria de saber o que pode ser !!! Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair, vc deve ter deixando a lente da objetiva afastada ou proxima demais vai afastando até chegar no ponto novamente.

      Excluir
  73. oi! tenho 2 perguntas para fazer....

    quando o reticulo parte e tentamos fazer um novo, qual a melhor forma de fixar os fios na arruela?
    a putra pergunta é se o esmalte é daquele que se usa para a madeira por exemplo?
    obrigada e desculpa o incómodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha vc pode colar o cobre ou o fio de nylon cirurgico direto na arruela ou fazer uma arruela de pvc e colar nela que fica otima, sim pode usar esmalte de madeira diluido pra não criar bolhas ou esmalte de unhas.
      qualquer dúvida é só chamar.

      Excluir
  74. Conheci seu site a poucos dias, estou achando muito bom, parabéns.

    Vc conhece as lunetas "OPTIMA", indicadas no site da Hatsan?

    Estou com uma Hatsan 125 com gr e uma dessas Optima 3-9x32, pelo que andei lendo aqui vou precisar reforçar o retículo antes de insatalar. Sera mesmo? Estou com um pouco de medo de desmonta-la.
    Não descobri quantos joules ela suporta, tem pouca informação por aqui no br.

    Abraço

    Barth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barth não conheço a marca, mas se a hatsan tá indicando como boa e resistente para suas carabinas então vc não tem no que mexer, basta usar. Caso haja algum problema ai sim vc entra em contato com a garantia e troca e já reforça a proxima.

      Excluir
  75. Segue o link do site da Hatsan

    http://www.hatsan.com.tr/airguns_accsessories.asp

    Barth

    ResponderExcluir
  76. Olá amigo, primeiramente parabéns pelos vídeos e pela qualidade das informações prestadas...Eu estou retirando meu CR e pretendo comprar como vc lunetas no US, gostaria de saber quais as providências que devo tomar com a importação, sei que o EB emite um certificado CII, mas tenho dúvidas em relação a aduana, vc pode fornecer informações de como vc procedeu?
    Att, do amigo PAULO MIORIN - Floripa - SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, vc precisa ter o cr, sem ele não é emitido o c.i.i. dai vc vai no site de uma loja ou algum amigo que more nos eua compra e despacha com a copia impressa do cii, pra não ser demorado a vistoria na aduaneira a luneta chega é encaminhada ao exercito o pessoal vê e verifica o cii e libera de volta aos correios que este entrega na sua casa, vc pode importar dos eua ou qualquer outro pais, portugal, china, englaterra, etc, basta fazer gerar a GRU, pagar o valor levar tudo impresso no quartel que sua cr é vinculada e no setor do sfpc vc protocola a solicitação retira o cii e faz a compra, eu envio por email pra o vendedor ou pro meu primo o cii ele imprime e anexa ao pacote para quando chegar aqui facilitar a inspeção e liberação. Quanto ao tarifação, vc pode pagar na RF no aeroporto ou na agencia central dos correios mas se o valor declarado for baixo não tem taxação. Pelo menos minhas compras poucas pago a taxa com excessão das lunetas que custam em torno de 500 a 1000 dollares. Vai na unidade do sfpc perto de vc e pegue as informações com mais detalhes conversando com o pessoal do setor.

      Excluir
  77. ola amigo estou com um problema com minha luneta peguei chuva em uma caçada e ficou com umidade na parte interna agora fica tudo embaçado
    jah passei secador de cabelo pra ver se sai mas nada resolve.
    a luneta veio com junto com minha balestra da tenpoint carbon fusion
    a rangemaster pro.
    sera q so abrindo pra resolver?
    quando ao gás tem como repor depois?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo analize um detalhe se entrou água que é bem mais grossa que gas então as vedações nem serviram pra evitar a entrada da água portanto se é que veio com gas já foi embora ainda na fabrica, kkkkkkk, nem se preocupe vc sempre a usou sem gas algum internamente, agora vc deve abrir pela ocular e por secador na parte de baixo para a água evaporar e subir não faça ao contrário e sim com a abertura para cima e na parte de baixo usar o secador até evaporar toda a água. abçs e bons tiros.

      Excluir
  78. MARBTMA... Boa Tarde Mestre, Minha Luneta Nikko Mountmaster, ficou sem os cliques de regulagem da torre superior,, ou seja, o parafuso de regulagem esta girando livre sem os devidos cliques, como desmontar esta torre para conserto? Muitissimo Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. Grande amigo na torre de ajuste tem latealmente 3 parafusinhos que fixam o anel a o pino que tem os clics aperte-os que ele volta ao normal.

    ResponderExcluir
  80. Sr HK, Parabens pelo trabalho que desenvolve, sempre estou aprendendo com suas dicas e videos. Tenho luneta Nikko Stirling Mountmaster 4x32 AO e estou precisando trocar o parafuso de regulagem da torre superior, o parafuso completo que da os clicks, teria por acaso algum mesmo usado para venda? o da minha luneta quebrou a pontinha de baixo.
    meu email marcosmanozzo@hotmail.com - Valeu Amigo.

    ResponderExcluir
  81. Boa Tarde Amigo, primeiramente Parabens pelo trabalho que esta apresentando e gostaria de tirar uma duvida. A pouco tempo adquiri uma CBC B19-S e uma luneta titan 4x32 eu acho que casou perfeitamente esta dupla porem estou querendo comprar uma 3-9x32 com iluminação, vc acha necessário descasar a dupla ? Como é resente a compra vc acha que devo esperar uma pouco mais para fazer este investimento ?
    Antecipadamente Agradeço.

    ResponderExcluir
  82. Amigo Milton, olha o conjunto tá otimo, nem precisa mexer agora as lunetas com reticulo iluminado sendo sincero para vc é totalmente inutil, só para deixar mais cara, porque de dia não tem função e a noite se vc for fazer uma visada no escuro não vai ver o alvo porque o brilho do reticulo encobre o alvo se for um rato a 20m vc nem vê o que é porque a luz atrapalha, deixa o conjunto como tá e desfrute de sua arma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antecipadamente muito Obrigado pela atenção Sr HK, agora se não for incomodar muito estou pensando em dar esta arma que eu adquiri para meu filho de presente e estou pensando em uma arma no mesmo estilo 4,5 Nitro 1000 Advanced, Nitro 1300 ou uma Hatsan 125 o sr poderia me falar destas qual a melhor ? E estas aguentam a luneta 3-9 x 32 com reticulo luminoso ?
      Muito Obrigado NOvamente ...

      Excluir
    2. Meu amigo Milton, as três que vc sugeriu são boas para tiro ao alvo entre 10m a 50m, agora a questão é o inverso não é a arma aguentar a luneta e sim a luneta aguentar o tranco da arma, lunetas 32mm não aguentam se não tiverem reticulos reforçados ou impressos, o Neimar do RS trabalha com lunetas e faz reticulos mais grossos resistentes ao tranco, basta enviar que ele faz o serviço e reenvia para vc, 100% seguro, agora o ideal para nossas arma que tem mais de 25joules são lunetas entre 3-9x40mm a 6-24x50mm sei que é exagero já que nossas armas tem precisão reduzida mas são lunetas de alta resistência para armas de fogo 308 a .50, na pagina dos classificados vc vai encontrar alguns vendedores que vendem lunetas de alta e media resistência.

      Atenciosamente
      Rubens Gusman.

      Excluir
  83. Rubens não sei nem como agradecer pela atenção mais um muito obrigado eu tenho que realmente lhe dar, quanto a questão do modelo acho que vou escolher uma BCB Nitro 1300 4,5 agora estou vendo se pego uma luneta 3-9x32 da sniper porque esta dentro do meu orçamento ai mais tarde vou tentar entrar em contato com o Neimar para ele dar uma melhorada no meu brinquedo mais sera que tenho necessidade de comprar um mount unico para fixação ou o que vem na luneta me atende temporariamente ?

    ResponderExcluir
  84. já que vo ter que troca o gás ram qual a melhor opção continuar com d 60kg ou e melhor o de 50kg, minha carabina e uma nitro800.

    ResponderExcluir
  85. Recoloque o mesmo de 60kg para deixar a arma com a mesma força.

    ResponderExcluir
  86. comprei uma carabina cbc b19-14 Classic e ganhei um luneta tasco 3-7x20 e não consigo agrupar tiros pode me ajudar sou completamente leigo no assunto, desde já lhe agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo antes de usar luneta pratique com sua arma na mira aberta pelo menos uns seis meses para pegar o ponto da arma para vc aprender os limites da arma e munição usada só depois que vc tiver atirando bem com ela na mira aberta vc passa para o tiro de precisão com o scope (luneta) antes não tem como vc aprender a usar a luneta.

      Excluir
  87. Bom dia fera;

    Estou com uma dúvida, gostaria de um auxilio se possível, tenho uma luneta tasco
    3-9x40, desmontei ela inteira para limpar as lentes internas, quando tirei o tubo interno onde fica acondicionadas as lentes menores do zoom, ao puxar o tubo saiu junto uma chapinha de ferro com aproximadamente uns 3 cm de cumprimento levemente inclinada, gostaria de saber onde encaixa essa peça para poder montar novamente.

    se você puder me ajudar eu agradeço.

    Abraço

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo, essa peça é a mola que dá pressão no tubo para ter o ajuste de angulos x - y, agora pra colocar ela no lugar é necessário uma pinça longa ou desatarrachar o tubo longo, vc vai precisar usar gasolina para aliviar a cola que prende o tubo longo e encaixar a mola em seguida o tubo depois é só remontar.

      Excluir
  88. Bom dia amigo;

    Gostaria de uma informação se possível, tenho uma luneta tasco 3-9x40, desmontei ela inteira para limpar as lentes, pois estava com a visão comprometida, porém quando retirei o tudo interno onde ficam acondicionadas as lentes do zoom, saiu junto uma chapinha de ferro com uns 3 cm de cumprimento, levemente inclinada, gostaria de saber onde encaixa essa peça para poder monta-la novamente, se voce puder e ajudar desde já agradeço.

    Abraço

    ResponderExcluir
  89. Rubens, tenho uma luneta tasco pronghorn 3~9x40 aoeg, tenho uma hatsan ht 135 com gr de 75 kg, e nao consigo regular a luneta de jeito nenhum, qndo consigo um tiro certeiro o proximo vai em outrolugar, acredito q a luneta nao aguenta o impacto, pois o mount q tenho é de tres ponto, dois horizontais e um vertical e ainda com um freio de 5 pontos, 4 horizontais e um vertical tmbm, mesmo assim ela desregula, tem alguma forma de reforçar ela para q nao desregule???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo essa luneta é boa, muito resistente, agora coloque um mount bom nela, um 4/1 (4 horizontais e 1 vertical) perfil alto que vai acabar com seu problema outra coisa vc precisa de um colimador da bushnell para zerar sua luneta corretamente.
      Bons tiros amigo.

      Excluir
  90. pronto rubens, o mount q tenho instalado nessa carabina, é este: http://www.aliexpress.com/snapshot/256251410.html
    será q esse é o problema da regulagem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal para sua luneta é um desse modelo pertil alto com 4/1:
      http://www.aliexpress.com/item/Heavy-Duty-Aluminum-25mm-One-Piece-High-Rifle-Dual-Ring-Scope-Mount-Bracket-Mount-with-Wrench/655753960.html

      Excluir
  91. Bom dia amigo Rubens, tenho uma nitro x1000 e sou filiado a um clube de tiro.tenho uma luneta 3 9x50 e queria saber se tem algum problema eu instalar essa luneta? Isso funciona na prática. Tem conhecimento de alguém q teve problemas com lunetas dessas instaladas em carabinas de ar? Essa fiscalização funciona na prática ja q vc é expert no assunto.obrigado e forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo, na verdade a proibição é para importação e posse, mas na prática só a importação que é rigorosa, agora para vc possuir basta ter a nota fiscal do produto e andar com ela, se vc quizer pode apostilar mas também sem amparo juridico, já que as lunetas não vem com número de série e o apostilamento fica para qualquer luneta com o tamanho especificado ex: 3-9x50mm. Mas vc pode andar com a sua e a nota fiscal, da mesma forma que vc já faz com a x1000.
      atenciosamente
      Rubens Gusman

      Excluir
  92. Mto obrigado amigo rubens pela explicação. Entao posso andar c ela sem problema pois n tenho CR ainda e n quero problemas. Só mais uma duvida, eu comprei essa luneta no ML, como q eu faço p obter a nota fiscal? Sua ajuda é de grande valia p mim e mtas pessoas q admiram seu trabalho.obrigado

    ResponderExcluir
  93. Silva se o vendedor não tem como emitir uma nota fiscal, vc vai precisar fazer o registro do objeto junto a RF, declarar que é usado, pagar a taxa para e emissão da nota fiscal do produto, ou vc pode fazer um terno de posse e registrar em cartório o produto em seu nome, cpf para constar como titulo de propriedade, junto com o recibo de pagamento ao proprietário anterior caso ele tenha feito o recibo se não tiver feito vc registra no cartorio da mesma forma em seu nome e declara um valor ex, leva impresso uma luneta do mesmo modelo da web para se basear no site e emitir um termo de propriedade. Vc pode procurar um cartório para se informar, ou ir na RF da sua cidade para pegar mais informações. (lebre de levar o pagina da web impressa.
    abçs.
    Rubens.

    ResponderExcluir
  94. Ola, vi um video seu onde vc troca o reticulo, sendo um impresso, onde eu posso comprar

    ResponderExcluir
  95. Mande um email para mim que envio o arquivo para vc mandar imprimir em uma grafica.
    hkairgun@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Ola Hkairgun, coloquei hoje uma riflescope 4x32E na minha snaipper 122.2, mas lendo diversos comentarios fiquei com medo da quebra de reticulo da mesma, sera que fica mais duravel passando a camada de esmalte? Esta luneta e boa para este tipo de arma pensando que eu a usarei para tiros entre 50 e 100 metros. Abços.

    ResponderExcluir
  97. Grande amigo nem se preocupe, não vai quebrar, a 122.2 não tem tranco e sim recuo e o que danifica as lunetas é o tranco que armas de pressão dão, se usar numa arma de pressão por ação de mola a luneta já era, mas na sua 122.2 nem se preocupe vai ficar ótima. Instale sua luneta e vai se divertir.

    ResponderExcluir
  98. Olá amigo, estou querendo comprar uma carabina da hatsan, porém tenho receio pois quebram a coronha e a luneta. Isso acontece em todos os modelos (ht80, ht125, ht95, ht150)?
    Estou querendo comprar com gás ram isso diminui o tranco também?
    Se possível ainda qual a melhor luneta para se colocar nestas armas?

    agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Vinibertolo, pegue uma ht 125 é uma otima arma muito boa e precisa e tem grande durabilidade vc pode colocar gr de 60 ou 70 e ela fica perfeita leve para armar e muito precisa. Agora luneta se for falsa não gaste dinheiro porque o que tem no brasil é só lixo lunetas boas só vindas da europa ou eua e são bem caras além de ser necessário vc ter cr, para pegar uma 40mm ou 50mm

      Excluir
  99. ola amigo, tenho uma cometa new fenix 400 com gas ram sms 55kg e gostaria de saber qual luneta com ajuste de paralaxe que voce me indicaria???esta aqui suportaria ela??http://www.falconarmas.com.br/shop/luneta-shilba-39x32px-zoom-regulavel-paralax-mostruario-p-6891.html.
    obrigado.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim 3-9x40mm tem uma boa resistência e a shiba é de qualidade o gr de 55kg não vai estragar ela, agora lembre-se que a casa seis meses toda luneta precisa de manutenção, (reaperto das contra porcas das lentes e torres).

      Excluir
  100. e com essa da gamo voce sabe se vai quebrar o reticulo?numa new fenix 400 com gas ram....http://www.falconarmas.com.br/shop/luneta-gamo-4x32-sport-paralax-00992-p-4444.html

    ResponderExcluir
  101. Boa noite. Minha luneta Tasco 4 x 32 com retículo luminoso não foca. Além disso o retículo está solto. Parece que soltou alguma coisa lá dentro, só que não consegui abrir. como faço isso? Grato pela atenção.
    Flávio - flajava@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de foco pode ser a lente objetiva que afastou um pouco e o reticulo é que soltou-se devido a vibração vc precisa levar em uma loja que trabalhe com lentes de cameras analogicas.

      Excluir
  102. Bom dia, se vc puder me ajudar fico agradecido, tenho uma cbc montenegro F22 e uma luneta cbc 4x32 e o problema é que regulo e com poucos disparo desregula pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Andrade 32mm não suporta mais que 15joules de vibração, não tem como fazer nada numa luneta fraca, vc pode tentar usar um mount com absorção de impacto.

      Excluir
  103. possuo uma cbc std g2, e ja estraguei 02 lunetas uma nikko stirling e outra riflesop. seria melhor eu trocar a mola ou uma luneta superior? que me indiaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na g2 o ideal é por gr de 60kg fica mais macia e precisa, agora luneta 32mm não suporta muito, tem que usar um mount com absorção ou uma luneta 40mm de boa procedência.

      Excluir
  104. possuo uma cbc std g2 eja danifiquei 02 lunetas uma nikko stirling, e uma riflesop3-9x32,. que devo fazer?, uma luneta superior a estas ou a troca da mola por gas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alves um gr de 60kg mas as lunetas tem que ser boa importadas de lojas de confiança nos EUA. Agora luneta boa original custa caro e precisa de CR de atirador.

      Excluir
  105. Boa Tarde!!
    Caro amigo, tenho uma luneta sniper 3-9x40EG nova zero. gostaria de saber quanto custaria pra vc fazer esse reforço nessa luneta? pois comprei uma hatsan ht 80 e quero usar nela. Atenciosamente, Márcio Souto. 85-87110700 ou 92442454.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo Souto, olha essas snipers são de origem RPC (china) e não são muito resistentes, no maximo suportam entre 16 a 20 joules e a ht80 é uma arma boa e tem mais de 30 joules, resumindo a luneta vai durar pouco mais que dois ou três meses de uso constante ou cerca de 1000 a 2000 tiros e a vibração vai folgar as lentes e partir o reticulo, sugiro vc guardar a luneta para uma arma mais estavel pcp ou de fogo, e utilizar a ht80 na mira aberta a diversão é a mesma.
      Bons tiros amigo.
      (Rubens)

      Excluir
  106. Boa Tarde amigo.
    tenho uma luneta zero que acabei de compra da marca Sniper 3-9x40EG, e gostaria de saber quanto ficaria pra vc fazer ese trabalho nela?
    Atenciosamente, Márcio Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Souto, vc tem cr? porque para enviar pelos correios a luneta pode ser apreendida por ser produto controlado é necessário vc ter cr também ou corre o risco de ter sua luneta apreendida, se vc morasse aqui no recife seria tranquilo de fazer o reparo, mas para enviar de outro estado o risco de vc ter ela apreendida é de 70% procure ai em sua cidade alguma loja que trabalhe com lentes de câmeras fotograficas ou telescopios que fazem esse reparo.

      Excluir
  107. meu grande esqueci de te falar mais uma duvida minha, essa luneta sniper 3-9x40EG é para uma hatsan ht80 que acabei de compra nem recebi ainda, te pergunto amigo se recisa fazer o reforço e se essa luneta da certo nessa carabina? desde já muito grato a você e Parabéns mesmo pelo otimo trabalho que você divulga. Márcio Souto

    ResponderExcluir
  108. Boa noite Amigo!
    Parabens pelo Blog.
    Gostaria de saber se A Luneta Titan 3-9x40 eg aguenta em uma Hatsan 125 sniper?
    Tenho que reforçar o retículo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fernando, obg por seguir nosso blog, olha lunetas tem duas categorias uso permitido e uso restrito, as boas e resistentes são de uso restrito 40mm ou 50mm usadas em fuzis de precisão, o que encontramos no mercado negro são lunetas com nomes e marcas conhecidas mas falsas e não suportam nem uma bam 19, qualquer vibração acima dos 20joules é altamente danosa para essas lunetas, no brasil o maximo permitido é de 36mm só que nem vende aqui e nem são resistentes as que vc encontra no comercio são as 32mm da nikko, riflescope, sniper, titan, entre outras, mas nenhuma suporta o que dizem que suporta a nikko gold crown que dizem suportar os exatos 42joules da x1000 é só lenda ela folga os parafusos das torres com menos de 50 disparos e o reticulo nem seguer aguenta tanto, agora essas luneta 32mm se forem usadas em armas de fogo: .22lr, 38spl, 44-40, 556 ou 762 aguentam porque essas armas não tem tranco e sim recuo que não danificam a luneta, já que o recuo é absorvido pelo próprio sistema da arma ou do corpo do atirador, com isso a luneta dura decadas, já em armas de ação por mola ou gr o tranco é a pancada do pistom contra o fundo da câmara, equivale a uma martelada na luneta a cada tiro, uma vibração absurda e com isso lunetas de baixa pressão não aguentam, na verdade são destruidas, cai o retículo, soltam as lentes, afrouxam os parafusos das anteparas e torres, é um terror. Luntas importadas é necessário ter o cr para pegar a guia cii e com ela importar legalmente e apostilar em seu mapa e assim possuir e portar sua luneta na boa sem riscos de ser apreendida.

      Excluir
  109. bom dia !
    muito bom o blog, parabéns !
    tenho uma luneta gamo 4x32 , desmontei e tem uma mola em forma de meia lua, onde e como fica essa mola ?
    obrigado !

    ResponderExcluir